Venda valor! Porque os clientes compram benefícios.

Em tempos de crise financeira no Brasil, o setor de vendas é um dos que mais sofre com toda essa situação.

Quando você aprende a agregar valor ao cliente, ele passa a valorizar mais o seu produto, e aí pode estar uma saída inteligente para o problema.

É preciso entender que para alguns vendedores, a questão que mais importa em uma venda é o fato de ele bater alguma meta, atingir objetivos internos ou ganhar comissão.

Na verdade, os vendedores valem pelo valor agregado ao cliente, pois o comprador também quer saber qual será o tipo de retorno que ele pode obter comprando seu produto, ou seja: o custo-benefício envolvido.

Mas como posso agregar valor para o cliente?

É bem simples. Uma parte fundamental da venda eficiente envolve o seu interesse pelos assuntos críticos do cliente.

 

“Vendedores valem pelo valor que agregam ao cliente.”

 

Funciona rápido, mas é necessário entender a mecânica por trás dessa temática. Não importa o tamanho do seu cliente; o importante é que todos eles  possuem, em seus negócios,  assuntos considerados críticos.

Aqui está o que acontece.

As vendas podem melhorar caso você entenda  a abordagem  correta junto ao cliente, mas para isso, é imprescindível que você sempre questione-o e tente entender a situação na qual o cliente se encontra, para poder mostrar a ele como seu produto irá ajudá-lo..

Procure ouvi-lo atentamente. Esta é a forma mais simples de entender os problemas pelos quais ele está passando no momento.  

 

“Busque os assuntos críticos do seu cliente.”

 

Ao apresentar a solução que seu produto traz, vale também um pouco de psicologia reversa, ou seja, mostre os desafios que ele enfrentará SEM o seu produto.

Mostre o cenário de eficiência, produtividade, praticidade ou quaisquer outros benefícios que seu produto propõe e coloque o cliente para imaginar-se vivendo esta realidade.

 

“Pare de pensar em você e foque nos problemas do seu cliente.”

 

E para fechar com chave de ouro.

Sua atenção deve estar completamente no cliente e na solução dos problemas dele, porém, se você fizer isso de uma maneira equivocada, ele pode desistir da venda, pois você não demonstrou o conhecimento necessário para ajudá-lo.

Então, a grande dica para agregar valor é:

Coloque-se no lugar do cliente e pense: se você estivesse precisando do seu produto, você realmente efetuaria a compra?

O produto traz uma solução que realmente resolve ou minimiza os problemas da empresa?

Você acha que seria convincente e persuasivo como vendedor?

Portanto,aprenda a se preparar da forma mais eficaz para cada atendimento. Tenha empatia pelo cliente, escute-o e estude  a melhor forma de ajudá-lo a resolver seus problemas.

Seguindo estas dicas, suas vendas podem subir e consequentemente, a sua atuação como vendedor pode igualmente melhorar.               

Link para compartilhamento: http://bit.ly/2iuQNSY

Deixe um comentário